No dia 8, o Santander enviou aos empregados um comunicado dizendo que o pagamento do salário de dezembro vai ser antecipado para o dia 18. Disse também que vai creditar no mesmo dia a diferença do 13º antecipado (referente ao reajuste salarial), a segunda parcela do 13º para os admitidos a partir de abril, e os vales alimentação e refeição.
O comunicado foi feito logo depois do movimento sindical em peso ter denunciado o banco — que, por meio de seu aplicativo Santander Pessoas, havia informado aos empregados que o pagamento ocorreria somente no dia 29.
O departamento de Relações Sindicais do Santander justificou a alteração da data alegando que houve uma falha da área que opera o aplicativo.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ligado à FNOB, o banco espanhol atua como uma espécie de desbravador, sempre testando limites. O Santander é precursor em retirar direitos, em fazer o que os outros bancos não estão fazendo, e se não há reação do movimento sindical, se não há mobilização dos funcionários, acaba implementando o que deseja.
É preciso ficar alerta!