No início de dezembro, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ligado à FNOB, lançou a campanha “Na linha de frente da exposição, na linha de frente da vacinação!”, reivindicando que os bancários estejam entre os primeiros a serem vacinados contra o coronavírus.
Como parte da campanha, o Sindicato enviou no último dia 17 uma carta ao governador do Estado de São Paulo, João Doria, solicitando a inclusão da categoria no grupo de prioritários a ser vacinado na fase 1 do Plano Estadual de Imunização.
De acordo com a secretária particular do governador, a carta já está em análise para que providências cabíveis sejam tomadas em relação ao pedido do Sindicato.
Fenaban
No dia 23, o Sindicato ainda participou de uma reunião virtual com a Federação Nacional dos Bancos para tratar de assuntos relacionados à Covid-19. O ponto principal, claro, foi a vacinação. A Fenaban afirmou que já foi atrás da vacina, mas que protocolos internacionais vedam sua aquisição por órgãos não governamentais.
No encontro, o Sindicato também mencionou sua campanha, e a Fenaban afirmou que também está atuando junto aos governos estaduais e federal para que os bancários sejam incluídos nos primeiros grupos a serem vacinados.
Por fim, o Sindicato cobrou que os bancos sigam à risca os protocolos de segurança e higiene, visto que seu relaxamento gerou um aumento no número de casos de Covid-19, principalmente nos bancos públicos.
O Sindicato seguirá cobrando uma solução para a proteção dos bancários.