Em Assembleia Geral realizada nessa quarta-feira, 4 de setembro, bancários do Sindicato dos Bancários do Maranhão e Rio Grande do Norte, ligados à Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), rejeitaram, por ampla maioria, as propostas rebaixadas e indecentes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e bancos públicos.
No SEEB-MA, dos mais de 550 participantes da assembleia promovida de forma híbrida no Centro de São Luís e via plataforma Zoom, 89% recusaram às proposições, 8% foram favoráveis e 3% se abstiveram da votação. O indicativo de greve previsto para essa quinta-feira, 5 de setembro, no Maranhão, foi suspenso.
Os bancários do Rio Grande do Norte rejeitaram as propostas indecentes dos banqueiros em assembleia realizada também na noite de quarta-feira, 4 de setembro.
A categoria demonstrou sua insatisfação com o reajuste salarial proposto de apenas 4,64% para 2024, que representa somente 0,7% acima da inflação e com o reajuste de 15% nos pisos salariais, que não cobre as perdas inflacionárias nem recupera o poder de compra dos bancários e bancárias. Para 2025, a proposta de 0,6% acima da inflação também foi considerada completamente inaceitável!
O próximo passo é continuar conclamando os(as) bancários(as) do país a recusarem esses acordos vergonhosos oferecidos pelos banqueiros e pelo governo federal, que lamentavelmente contam com o apoio do movimento sindical majoritário.
Novas assembleias
Diante dessa postura de desrespeito aos trabalhadores e do descumprimento da maioria das pautas reivindicadas, o SEEB-RN convoca todos os bancários para uma nova assembleia nesta quinta-feira, 5 de setembro, às 19h30, na sede do sindicato: (Av. Deodoro, 419, Petrópolis) onde será definida a possibilidade da greve.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região realizará nesta quinta-feira, 5 de setembro, às 19h, uma nova assembleia para deliberar sobre a proposta de renovação dos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) e Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). O evento será na sede do Sindicato, localizada na rua Marcondes Salgado, 4-44, no Centro de Bauru. Todos os bancários, associados ou não, podem participar da votação.
Nesta sexta-feira, 6 de setembro, o SEEB-MA realizará uma nova Assembleia híbrida, a partir das 18h, na expectativa de construir uma greve geral nacional com o apoio do restante da categoria no Brasil.
Apesar dos trabalhadores da base terem decidido entrar em estado de greve na última segunda-feira, as novas assembleias vão discutir o posicionamento do restante do país. Caso a categoria, em nível nacional, não aprove a proposta da Fenaban, amanhã, 6 de setembro, a greve já se inicia!