O Banco da Amazônia (Basa) apresentou ao Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), ligado à Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), a proposta do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para os funcionários do banco.
De acordo com a proposição, entregue durante reunião em 16 de maio de 2024, o PCCS conterá os seguintes cargos: técnico bancário, técnico de segurança do trabalho, advogado, tecnologia da informação, engenheiro, veterinário, arquiteto e técnico científico, este último que abrangerá os demais cargos de nível superior não citados.
O Basa informou ainda que todos os cargos terão 30 níveis na progressão da carreira, inclusive o de técnico bancário, que antes possuía apenas 15. Essa mudança possibilitará aos bancários que já atingiram esse nível possam continuar progredindo na carreira.
Segundo o banco público, a proposta do PCCS prevê também o aumento nas faixas salariais, equiparando-as aos salários praticados por outras instituições financeiras públicas e privadas.
Até o fim de maio, a proposta deve ser apresentada para a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), órgão do Governo Federal. Somente após aprovação pela Sest o Basa poderá implantar o novo PCCS.
A FNOB fará um estudo da proposta apresentada para avaliar se ela é benéfica e atende às reais necessidades dos bancários e bancárias do Basa.