O Banco Pan, cujo lucro cresceu 27% em 2020, não vai pagar o Programa Próprio de Remuneração (PPR) este ano, apenas a Participação nos Lucros e Resultados (PLR).
Ao Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ligado à FNOB, o departamento de Relações Sindicais do banco afirmou que não vai pagar o PPR porque no ano passado investiu muito em medidas relacionadas à saúde dos empregados:
“O Banco Pan foi um dos poucos bancos que fez a manutenção dos contratos de trabalho sem qualquer tipo de redução, seja ela salarial, de benefícios… Pelo contrário, nós preferimos investir, e de forma bem pesada, em toda a questão de saúde e segurança e qualidade de vida do colaborador. Disponibilizamos recursos para as pessoas trabalharem em casa, disponibilizamos atendimento médico virtual e atendimento home care, disponibilizamos atendimento psicológico… E para isso nós tivemos um custo.”
Também afirmou que “nós melhoramos a forma de cálculo da remuneração variável, que é o comissionamento dos operadores”.
Dessa forma, o banco considerou justo esse tipo de compensação, essa troca do PPR pelos gastos com a saúde dos empregados.
Enfim, a PLR deve ser paga até o dia 3 de março, como estabelece a convenção coletiva. Trabalhadores que foram demitidos ao longo de 2020 também têm direito ao pagamento, proporcional aos meses trabalhados. Para garantir o direito, é bom enviar um e-mail para pessoas.remuneracao@grupopan.com informando o número da conta para o depósito.