Os bancos Santander e Itaú aumentaram o horário de funcionamento das agências para até às 15 horas. Além desses, o Banco do Brasil já havia informado aos seus funcionários que o atendimento seria prolongado.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ligado à FNOB, essa atitude coloca ainda mais em risco os trabalhadores, que desde o início da pandemia do novo coronavírus, estão na linha de frente ao atender a população. Após a reabertura das atividades suspensas, como o comércio e serviços, as agências bancárias – que foram consideradas como serviços essenciais durante o período de crise – passaram a registrar aglomerações, aumento de filas e consequentemente, aumento da demanda de trabalho.
Além disso, com as equipes reduzidas (já que há trabalhadores em home office) a sobrecarga de trabalho se agrava ainda mais. Para piorar, há metas abusivas sendo cobradas por esses bancos que fingem não ver o momento difícil da economia brasileira e a realidade de que a pandemia ainda não acabou.
O Sindicato não aceita a extensão do horário de funcionamento desses bancos e pretende realizar protestos caso as instituições sigam com esse plano que agravará a disseminação de coronavírus entre os trabalhadores, clientes e usuários.
Assista: https://youtu.be/RjGy6ruePIM