O Dia do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado, hoje, dia 28 de junho. A data marca o contexto histórico da “Revolta de Stonewall”, quando centenas de LGBT’s marcharam contra a repressão violenta da polícia de Nova York, nos Estados Unidos.
Essa rebelião, ocorrida em 1969, foi liderada por travestis, que desejavam dar um basta às perseguições, demonstrando para o mundo que a comunidade LGBTQIA+ precisam lutar, desde o início de suas vidas, por direitos básicos, como: existir, amar e ser respeitada.
Ainda que significativas vitórias tenham sido conquistadas, os LGBTQIA+ continuam sendo alvos de preconceito e violência. O Brasil, por exemplo, é o país que mais mata transexuais no mundo. Além disso, a inserção no mercado de trabalho e no setor educacional é extremamente excludente.
É necessário levantar a bandeira contra a LGBTfobia com toda garra, afirmar o compromisso contra a violência, a favor da vida, do amor, do respeito e da equidade. O SEEB-MA (ligado à FNOB) diz basta! Não podemos mais aceitar opressão, marginalização, exclusão. Sua opinião não é apenas uma opinião se fere a existência de uma pessoa. O amor é livre e as pessoas também!