O Banco do Brasil, finalmente, oficializou a reestruturação de 2025. Após meses de muito burburinho, questionamentos e expectativa, os funcionários foram informados internamente que a medida se inicia nesta terça-feira (7) e se estenderá até o dia 7 de fevereiro.
O prazo final de inscrição para as novas funções (assistentes, supervisores, assistentes de tesouraria e gerente leve) será no dia 31 de janeiro. A nomeação ocorrerá no dia 1º de fevereiro.
A reestruturação foi planejada de forma unilateral pela instituição que, em nenhum momento, procurou os sindicatos para discutir ou esclarecer as novas ações. “Claro que o Banco do Brasil ainda não procurou o movimento sindical. Primeiro ele lança a bomba, deixa todo mundo desesperado sem saber o que fazer, e só depois procura o movimento sindical. Isso em um governo que é dito dos trabalhadores”, criticou Paulo Tonon, bancário do BB e diretor do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, entidade ligada à FNOB.
A entidade teve acesso ao cronograma completo da reestruturação. Confira abaixo:
- 7/1 – Ajuste ARH e normativos internos. Disponibilização de oportunidades no DigiTAO para inscrição nas novas funções (assistentes, supervisores, assistentes de tesouraria e gerente leve). Início das regras de movimentação diferenciadas dos caixas. Divulgação das expansões Agro e High Varejo PJ.
- 9/1 – Criação de novas carteiras no sistema – Expansões.
- 16/1 – Nomeações da gerência média – Expansões. 1ª Rodada Sistema Automático de Concorrência à Remoção (SACR) Municipal para excessos.
- 17/1 – Migração de clientes – Expansões.
- 23/1 – Nomeações dos assistentes – Expansões. 2ª Rodada SACR Municipal para excessos.
- 30/1 – 1ª Rodada SACR Nacional Excessos.
- 31/1 – Prazo final de inscrição para as novas funções: assistentes, supervisores, assistentes de tesouraria e gerente leve.
- 1/2 – Nomeação nas novas funções. Reajuste de VR dos assistentes operacionais.
- 6/2 – 2ª rodada SACR Nacional para excessos.
- 7/2 – Acionamento de VCP para os colegas que não optaram para as novas funções.
O SEEBBAURU acredita que o BB está arquitetando excluir a função de caixa, ao oferecer a oportunidade de se tornarem assistentes de atendimento e negócios. Apesar da mudança melhorar minimamente o salário desses trabalhadores, eles terão mais atribuições.
Em relação as outras funções, para a entidade, o banco quer se livrar de ações trabalhistas de 7ª e 8ª hora, por isso criou novas funções com jornada de oito horas diárias.
SACR/Transferência
Apesar do SEEBBAURU questionar a existência de excedentes, já que, na base territorial há defasagem de funcionários, acredita-se que o BB vai tentar transferir esses “excessos” para unidades que costumam ser rejeitadas, muitas vezes por sua localização. A entidade destaca que tem uma liminar impedindo o BB de realizar transferências que resultem em mudança de domicílio. O Departamento Jurídico está à disposição dos trabalhadores que venham a ter qualquer problema. Entre em contato: (14) 99867-9635.
A FNOB orienta os funcionários a terem cautela na inscrição das novas funções. Se for preciso, os sindicatos ligados à Frente irão até o Judiciário para tentar reverter qualquer medida da reestruturação que seja prejudicial aos trabalhadores do BB.