O Bradesco anunciou nesta semana que irá estender a testagem de covid-19 para dependentes de funcionários de todo o país. Na segunda-feira (30), o banco havia informado que os testes poderiam ser feitos somente em São Paulo. No entanto, após pressão do movimento sindical, o banco ampliou a testagem.
Os testes podem ser feitos até o dia 19, e os funcionários também poderão ser testados, inclusive os que já fizeram o exame.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ligado à FNOB, o Bradesco demorou a tomar a decisão correta, mas finalmente agora poderá combater a disseminação do coronavírus entre os trabalhadores. É importante ressaltar que devido essa demora do banco em se posicionar, em agosto o Sindicato comprou mais de 2000 testes e realizou o exame por todos esses meses não só nos bancários, mas também nos terceirizados, e no final de novembro, em um familiar de bancário.
Infelizmente, essa demora do Bradesco em testar todos os funcionários e dependentes contribuiu para o aumento de casos nas agências de todo o Brasil. Em Bauru, na semana passada, um funcionário da agência do Bradesco localizada em frente a Praça Rui Barbosa, no Centro, foi diagnosticado com coronavírus e trabalhou normalmente com os colegas até o final do expediente. No outro dia, o banco se recusou a higienizar o local, mas após a intervenção do Sindicato, realizou a limpeza especializada e afastou todos os funcionários.
As atitudes irresponsáveis do bancário e do banco expuseram os funcionários, familiares e clientes ao risco de contágio. Por isso, o Sindicato reafirma a importância de seguir todos os protocolos de segurança e higiene, e da realização de testagem em massa. Somente dessa forma a disseminação será freada.