A Caixa Econômica Federal divulgou, na quinta-feira (29), um comunicado sobre a campanha de vacinação contra a gripe H1N1, no entanto, a data de início da imunização dos empregados ainda não foi definida.
De acordo com o banco, a campanha está em licitação e o início da vacinação está previsto para 14 de maio. O empregado que quiser receber a imunização antecipadamente em clínicas e laboratórios, pode solicitar reembolso a partir do dia 3 de maio e até 30 de julho. Nesse caso, a vacinação deve ser ministrada entre 1 de março de 2021 a 30 de junho deste ano.
Contudo, o reembolso será permitido somente para o empregado ativo, excluindo os dependentes dessa possibilidade e da vacinação, assim como os aposentados do banco. O valor do reembolso será feito pela conta salário e é limitado a R$ 95,00 ou ao valor pago, o que for de menor valor.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região (ligado à FNOB), a Caixa está, mais uma vez, negligenciando a saúde dos trabalhadores. Enquanto os outros bancos já estão vacinando seus empregados, a Caixa posterga essa imunização de extrema importância para reduzir a circulação do vírus, o número de hospitalizações e risco de morte devido à gripe. Além disso, em tempos de pandemia de coronavírus, a imunização contra a H1N1 também auxilia no diagnóstico preciso de Covid-19 e evita a sobrecarga de atendimento nos hospitais.
A entidade também repudia a exclusão dos aposentados na campanha de vacinação. A imunização dessas pessoas que tanto contribuíram para o crescimento do banco deveria ser mantida, assim como foi feito em anos anteriores.