Representantes do movimento sindical receberam relatos de que a Caixa Econômica Federal está “atualizando” o normativo MN RH 142, e que uma das atualizações consiste em exigir que os gerentes gerais de rede tenham a certificação CPA-20 — não mais a CPA-10. A exigência começará a valer em 1º de julho e se estenderá até mesmo aos substitutos eventuais.
Entretanto, por causa da pandemia, o agendamento da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) encontra-se suspenso, e só será retomado no dia 15 de junho. Ou seja: haverá pouco tempo para os gerentes gerais de rede apresentarem a certificação.
Assim sendo, no início desta semana a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) enviou um ofício à Vice-Presidência de Rede de Varejo (Vired) solicitando a ampliação do prazo para apresentação da certificação.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região (ligado à FNOB) espera que a Caixa atenda à reivindicação dos trabalhadores e lembra que, de tempos em tempos, oferece para associados, gratuitamente, vagas em cursos de CPA-10, CPA-20 e CEA.
O Sindicato deliberou por firmar esse convênio para ajudar os bancários em sua formação, tornando mais fáceis as promoções e mais difíceis as demissões.