Na última quinta-feira (22), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) enviou um ofício à Caixa Econômica Federal com algumas questões referentes ao pagamento de comissões sobre vendas de produtos da Caixa Seguridade em agências do banco.
O documento, direcionado à Vice-Presidência Rede de Varejo (Vired), lembra, primeiramente, que as comissões deveriam ter sido pagas em 16 de abril — até essa segunda-feira (26), no entanto, isso ainda não havia ocorrido.
Além do atraso, o ofício menciona o descontentamento dos empregados com a alteração na periodicidade do pagamento, que passou de mensal para trimestral. De acordo com a Contraf, “em alguns casos, a demora na apuração da operação chegou a 116 dias”.
Por fim, o ofício questiona “critérios estabelecidos que incorrem em cortes nos valores projetados para recebimento desta remuneração variável, que pode excluir parte da produção do período na base de cálculo das comissões”.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região (ligado à FNOB), a Caixa tem implementado muitas mudanças ultimamente, sempre sem negociação com o movimento sindical e invariavelmente prejudiciais aos trabalhadores. Que o banco retome o pagamento mensal das comissões — e sob critérios justos, que recompensem o esforço dos empregados na construção dos resultados!