O XX Encontro da Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), realizado nos dias 25 e 26 de maio na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), em São Luís, definiu as pautas alternativas da Campanha Salarial 2024 que serão apresentadas pela FNOB à Fenaban, Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco da Amazônia (Basa) e Banco do Nordeste (BNB). A data-base é 1 de setembro deste ano.
Os representantes da FNOB iniciaram as discussões com antecedência para garantir que haja tempo hábil de lutar pelos merecidos direitos dos bancários do País. O objetivo é, mais uma vez, conduzir uma campanha forte que preserve direitos e promova reposições salariais justas, ao contrário do que tem entregado a Contraf-CUT nos últimos anos.
Dentre as reivindicações incluídas nas pautas desta campanha, estão: reposição de perdas salariais e aumento acima da inflação, melhorias nos planos de saúde, combate ao adoecimento da categoria e ações contra assédio moral (como cobranças de metas indevidas) e demissões, além de combate à carga excessiva de trabalho dos funcionários que atuam nas agências.
Nos próximos dias, serão divulgadas as pautas completas aprovadas pelos trabalhadores.
Enquanto os banqueiros ostentam lucros bilionários ano após ano, os bancários amargam cargas excessivas, desvio de função, péssimas condições de trabalho, aumento de produtividade e salários injustos. Não vamos permitir!
Estiveram presentes no encontro dezenas de bancários associados ao SEEB-MA, SEEB-Bauru e SEEB-RN, além de membros da oposição bancária nacional de estados como Rio Grande do Sul, Pará, Amazonas, Rio Grande do Norte, Maranhão e São Paulo.