O 1.º Encontro Nordestino da Anberr (Associação Nacional dos Beneficiários Reg Replan) reuniu mais de 70 pessoas no auditório do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte (RN), ligado à FNOB (Frente Nacional de Oposição Bancária). A Funcef (Fundação dos Economiários Federais) foi o tema principal e as discussões ocuparam o dia inteiro com vários debates e informações relevantes aos interessados. O evento foi em 9 de março último.
O primeiro expositor foi João Maceno Gomes, aposentado e CD da ACEA-CE. Ele mostrou e explicou os resultados apresentados e falou sobre o Acordo de Leniência da JBS poderá impactar o balanço da Funcef.
Em seguida, o atuariário Carlos Henrique Radanovisck falou sobre as premissas e variáveis para cálculos e análises de resultados, além de regulamento dos planos, provisão matemática e custeio da Fundação.
Na parte da tarde, a assessora de direito à saúde da Anberr, Nathália Monici, fez uma excelente exposição sobre os direitos à saúde que os empregados da Caixa têm e da importância das entidades se manterem atentas a qualquer desvio.
Por fim, foram apresentadas as possíveis alternativas ao fim do equacionamento, que estão sendo analisadas por um Grupo de Trabalho da própria Caixa Econômica Federal, visando minimizar o impacto aos aposentados.