Diretores do SEEB-MA (ligado à FNOB) se reuniram nesta sexta-feira (23/04) com o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Erlanio Xavier, para discutir a inclusão dos bancários nos planos de vacinação estadual e municipais contra a Covid-19. A categoria, inclusive, está organizando uma greve geral sanitária em caso de não inclusão.
Na ocasião, os diretores Edvaldo Ferreira e Gerlame Pimenta, afirmaram que os bancários prestam serviço essencial e estão na linha de frente do atendimento à população, incluindo, também, pessoas do grupo de risco. Além disso, a categoria não parou em nenhum momento da pandemia, a fim de evitar o colapso econômico e social do país.
“Eu sei que é um momento no qual muitas categorias querem ser incluídas como prioridade. Mas é preciso entender que nós estamos atendendo diretamente idosos e outras pessoas mais suscetíveis ao contágio pelo coronavírus. Sem falar, que o quantitativo de bancários não é tão significativo e o benefício para a sociedade será imenso” – argumentou.
Atualmente, são cerca de 5 mil bancários no Maranhão e 2.300 na Ilha de São Luís. Nos últimos meses, 14 bancários morreram vítimas da Covid-19, além de milhares de maranhenses, que, segundo sindicato, podem ter se contaminado nos bancos, um dos locais mais perigosos para a transmissão do vírus, segundo especialistas.
Em resposta, o presidente da Famem se colocou à disposição da categoria e garantiu que irá conversar pessoalmente com o governador Flávio Dino para verificar a possibilidade de inclusão dos bancários no plano estadual de imunização.
“Afinal, os bancários estão todos os dias atendendo com presteza os maranhenses. Agora, com o pagamento do auxílio emergencial, será um caos nas agências. Se tivermos greve bancária, então, todos irão sofrer mais ainda. Por isso, espero contar a sensibilidade do governador e dos prefeitos maranhenses” – afirmou.
Vale ressaltar que, até o momento, já existem projetos de lei para inclusão dos bancários nos planos aprovados por algumas Câmaras de Vereadores, estando pendentes as sanções dos prefeitos para que a medida entre em vigor, como é o caso de Balsas, Bacabal, Santa Inês, Paço do Lumiar, Trizidela do Vale, dentre outras cidades.
Com a intervenção da Famem, os representantes dos bancários acreditam que a inclusão da categoria do plano de vacinação prioritária pode ser conquistada, o que acabaria com o indicativo da greve sanitária.
Participaram da reunião: o presidente da Famem, Erlanio Xavier, o diretor executivo, Marcelo Freitas, o diretor de comunicação, Clodoaldo Corrêa, e o representante jurídico, Ilan Kelsen. Representaram o SEEB-MA, o diretor executivo, Edvaldo Ferreira e a diretora de comunicação, Gerlane Pimenta.