A Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), por meio dos Sindicatos dos Bancários de Bauru, Maranhão e Rio Grande do Norte, se mobiliza contra a reestruturação do Bradesco, que tem promovido várias demissões e fechamento de agências em todo o País.
Além das demissões e fechamentos de agências, também faz parte da reestruturação que o banco vem implementando, a remoção de caixas e fim de operações com dinheiro, e até mesmo a retirada dos vigilantes e das portas giratórias, que colocam em risco a segurança de funcionários e clientes.
É injustificável que um banco com lucro líquido de cerca de R$ 4,2 bilhões – com alta de 46,3% em comparação com o trimestre anterior! – tenha que desligar tantos trabalhadores e promover tantos cortes.
A FNOB exige que o Bradesco seja transparente em relação às mudanças e especifique em que consiste cada implementação. Não vamos admitir mais sobrecarga, mais precarização e danos aos bancários e à população. Basta, Bradesco!
Protestos
No último dia 4 de julho, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ligado à FNOB, fez uma manifestação itinerante contra as demissões e fechamento de agências do Bradesco.
Neste mês, o banco demitiu mais dois funcionários em Bauru, e anunciou que a tradicional agência no bairro Bela Vista será fechada em 20 de agosto. Além desta, a unidade do município de Piratininga (a 20 quilômetros de Bauru) será encerrada em 17 de julho.
O SEEB-MA, também associado à FNOB, realizou ato público em 10 de julho no Bradesco da avenida Jeronimo de Albuquerque – Cohab, em São Luís, em protesto contra a reestruturação do banco, que vem sendo implementada no Maranhão e nas agências espalhadas por todo o País.
Ascom/FNOB