O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou uma história em quadrinhos (HQ) sobre amamentação, com o objetivo de orientar trabalhadoras sobre seus direitos, além dos procedimentos para que a coleta do leite não seja contaminada. A revista ainda enfatiza a importância das empresas garantirem uma sala de amamentação nos locais de trabalho para que o ato de amamentar seja exercido de forma adequada.
A HQ, elaborada pelo MPT no Espírito Santo, foi disponibilizada durante o XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno (Enam), realizado em abril deste ano, em João Pessoa (PB). A iniciativa é da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) do MPT, com o apoio do Ministério da Saúde e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A sinopse e o roteiro são da escritora Cláudia Gomes da Cunha, com a colaboração de várias mulheres, como a vice-procuradora-Geral do MPT, Maria Aparecida Gugel; a procuradora regional do Trabalho Ludmila Reis Brito Lopes; a coordenadora nacional e a vice-coordenadora nacional da Codemat, respectivamente Cirlene Luiza Zimmermann e Juliane Mombelli; as procuradoras do Trabalho Fernanda Pereira Barbosa, Rubia Vanessa Canabarro, Ludmila Pereira Araujo, Patrícia Mauad Patruni Isotton, a enfermeira obstétrica, consultora internacional em lactação e especialista em cuidado materno infantil, Ana Luiza Zapponi; a advogada especialista em direito materno e parental, Bianca Carelli, as servidoras do Ministério da Saúde Renara Guedes Araújo, Priscila Olin Silva, Sonia Isoyama Venancio e a servidora da PTM de Pelotas (RS) Mical Aléxia Abrantes Moraes.
A Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) apoia a iniciativa do MPT, já que muitas bancárias brasileiras não têm ciência destes direitos, o que acaba por prejudicar o período de amamentação, tão importante para a saúde dos bebês.
Amamentar seus filhos, com dignidade, é direito de todas as trabalhadoras!