A Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil) aprovou, finalmente, a proposta para a Tabela PIP (Pontuação Individual do Participante). A proposta segue agora para análise da governança do BB (Banco do Brasil) e dos órgãos reguladores. Só depois desse processo os novos valores serão validados.
De acordo com o novo modelo, os associados poderão contribuir para a 2B (contribuição adicional) desde a adesão ao Previ Futuro. Com a mudança, a maioria dos participantes subirá de faixa, sendo assim, todos os associados terão a possibilidade de contribuir mais, aumentando a aposentadoria no futuro. O BB irá contribuir com o mesmo percentual que o participante.
Relembre
Há anos os trabalhadores do BB reivindicam a revisão da tabela PIP. Desde que o plano Previ Futuro foi criado, em 1998, não houve alteração da metodologia de cálculo da PIP, mesmo após várias alterações nos planos de cargos e salários. Com isso, apenas executivos com altos salários conseguiram obter 10% na parte 2B.
A revisão foi uma conquista do último Acordo Coletivo de Trabalho específico do BB, firmado em 2022. Desde então, o movimento sindical tem pressionado o banco para que a implementação do novo critério seja concretizada.
Economus
O movimento sindical se reuniu com a direção do Banco do Brasil em 8 de fevereiro último, e requisitou que a mesma regra da Tabela PIP seja válida para os associados do PrevMais. O banco se comprometeu a analisar o pedido e dar um retorno na próxima reunião com os representantes dos trabalhadores.
A FNOB (Frente Nacional da Oposição Bancária) espera que a medida seja implementada aos associados da Previ Futuro ainda neste primeiro trimestre de 2024. Chega de enrolação, BB!