O Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou um estudo que aponta que mulheres negras têm 57% a mais de chance de morrer de câncer de mama em comparação às mulheres brancas no Brasil. Vale lembrar que, neste mês, é celebrado o Outubro Rosa, momento em que são intensificadas as ações de combate ao câncer de mama e do colo do útero.
A mesma pesquisa também mostrou que a probabilidade de morte por câncer de mama é de 10% a mais nas mulheres pardas do que nas brancas. Para os pesquisadores, foi confirmado que o câncer de mama é mais agressivo nas mulheres negras.
Porém, fatores comportamentais e ambientais, como o menor acesso aos serviços de saúde, diagnóstico com doença avançada, dificuldade de completar o tratamento, que pode ser pouco eficaz, também são levados em conta como possíveis causas para essa agressividade maior.
Sobre o estudo
O estudo começou em 2022 e avaliou quase 1 mil pacientes do Inca. A análise confirmou a relação das mortes pelo câncer de mama mais agressivo, chamado de triplo negativo (TNBC), com a cor da pele preta.
Segundo o Inca, a pesquisa ainda definirá o perfil completo das mulheres que são mais afetadas pelo TNBC no Brasil, considerando fatores sociais, comportamentais, ambientais e biológicos, e também realizará uma análise específica da população do ponto de vista genético, levando em conta a ancestralidade, o que é considerado inovador no País.
No Brasil, o câncer de mama é a neoplasia mais comum entre as mulheres, e corresponde a cerca de 28% dos novos diagnósticos todo ano, enquanto o câncer do colo do útero é a terceira neoplasia mais frequente em mulheres no País, segundo o Ministério da Saúde.
Então, o objetivo do Outubro Rosa é alertar as mulheres sobre a importância do autoexame nas mamas, da mamografia periódica e dos demais cuidados com a saúde, a fim de prevenir o câncer de mama, de colo do útero e outras doenças.
A Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) apoia o Outubro Rosa e alerta as mulheres – e também aos homens! – para que realizem o autoexame com frequência e mantenham os exames de saúde em dia, para prevenir e diagnosticar doenças o quanto antes.
Sintomas
É importante que as mulheres estejam sempre atentas aos sinais e sintomas suspeitos do câncer de mama:
• caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
• pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
• Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Para mulheres com risco elevado de câncer de mama (como com histórico familiar), recomenda-se que tenham acompanhamento médico individualizado, pois não há ainda uma recomendação específica para esse grupo.
A detecção precoce do câncer do colo do útero é feita atualmente pelo exame citopatológico do colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos, a cada três anos.