O Bradesco lançou uma “Campanha Oncológica” unificando as ações do Outubro Rosa e Novembro Azul. Além de promover palestras de médicos especialistas e ações em seus prédios administrativos, o banco isentou a coparticipação de exames essenciais para a prevenção do câncer de mama, câncer do colo do útero e câncer de próstata.
A isenção, válida até 31 de dezembro deste ano, beneficia titulares e dependentes do convênio médico. Os exames que estão isentos são os seguintes: mamografia, colposcopia, papanicolau, PSA e ultrassom de próstata.
Segundo o banco, também foi disponibilizado aos funcionários adoecidos um canal de contato para acolhimento, apoio e esclarecimento de dúvidas sobre o tema.
A Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) orienta aos funcionários do Bradesco, que aproveitem a oportunidade e façam todos exames preventivos disponíveis. O diagnóstico precoce aumenta as chances de recuperação, além de garantir melhor qualidade de vida.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause 18 mil mortes. Esse tipo de câncer ocupa a primeira posição em mortalidade pela doença entre as mulheres brasileiras. Em relação ao câncer de colo de útero, entre 2023 e 2025, o Brasil terá 17.010 novos casos, o que representa uma taxa de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres. A doença é a terceira mais comum em mulheres.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com o INCA, em 2023, a estimativa de novos casos chegou a 71.730, enquanto o número de óbitos decorrentes da doença, em 2021, foi de 16.300.