Nesta segunda-feira (16), o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região (ligado à FNOB) recebeu três integrantes da Terra Indígena de Araribá, localizada no município de Avaí. Em 23 de julho, o Sindicato aprovou em assembleia apoio financeiro ao grupo — que no momento luta contra o marco temporal que deve ser votado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) neste dia 25.
O marco estabelece que povos indígenas só podem reivindicar terras onde já estavam em 5 de outubro de 1988, o que é injusto, pois desconsidera as expulsões, remoções forçadas e todas as violências sofridas pelos indígenas até a promulgação da Constituição.
Procurado pelos indígenas, o Sindicato defendeu o fornecimento do apoio financeiro para que eles possam fretar um ônibus até Brasília, onde vão participar de uma manifestação contra o marco temporal no dia do seu julgamento pelo STF.
Além de participarem da manifestação contra o marco temporal, caciques, lideranças, professores e jovens da Terra Indígena de Araribá também estarão presentes no Acampamento Terra Livre, mobilização nacional realizada todo ano pelo movimento indígena desde 2004 com o objetivo de “tornar visível a situação dos direitos indígenas e reivindicar do Estado Brasileiro o atendimento das suas demandas e reivindicações”.
Para falar desse e de outros assuntos, os três integrantes da Terra Indígena de Araribá participaram do “Sem Tarifa”, programa do Sindicato veiculado pelo YouTube. A gravação vai ao ar nos próximos dias.