O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, entidade ligada à FNOB, realizou no dia 8, durante todo o dia, um protesto contra a situação caótica da agência do Itaú, localizada na rua Ezequiel Ramos, no Centro de Bauru. Desde às 8h30 da manhã, a entidade entregou senhas aos clientes e usuários, a fim de contabilizar quantas pessoas passaram pela unidade ao longo do dia. Às 12h30, a agência já tinha recebido 500 pessoas. O saldo final, às 16h, foi de 760 atendimentos.
Em referência ao meme “Que Xou da Xuxa é esse?”, que viralizou nas redes sociais nas últimas semanas, um ator, fantasiado de Paquita da Xuxa, foi o responsável por entregar as senhas para o público no período da manhã. Diretores da entidade também entregaram pipoca aos clientes.
Entenda a situação
Há mais de duas semanas, a agência tem registrado superlotação de clientes e usuários, com tempo de espera para atendimento de mais de 2 horas. A situação é resultante da migração de benefícios do Banco Mercantil para a instituição. Cerca de 4.500 contas de beneficiários do INSS foram distribuídas ao Itaú que, sem qualquer planejamento prévio, passou a receber esses beneficiários na agência da Ezequiel Ramos. Com isso, a demanda que já era grande, triplicou, impondo sobrecarga de trabalho aos funcionários.
Na tentativa de solucionar a situação, o Itaú aumentou o horário de funcionamento e de expediente, obrigando os funcionários a cumprir horas extras. Além disso, trabalhadores de outras unidades foram deslocados para ajudar no serviço. Inclusive, ontem (7), quinto dia útil do mês, a agência estava operando com 25 funcionários, no entanto, a medida foi insuficiente.
Segundo o banco, possivelmente, serão contratados três novos funcionários. Para o SEEBBAURU, o quadro deveria expandir ainda mais.