No dia 23, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ligado à FNOB, participou de uma reunião virtual com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para tratar de assuntos relacionados à Covid-19. No encontro, o Sindicato ressaltou à Fenaban que os protocolos de segurança e higiene não estão sendo seguidos à risca e, consequentemente, os casos de bancários e terceirizados com suspeita e confirmação de coronavírus estão aumentando gravemente, principalmente nos bancos públicos – Caixa Econômica e Banco do Brasil.
A Federação se comprometeu a melhorar o combate à disseminação do coronavírus nas agências bancárias e manter parte dos funcionários em home office até fevereiro.
Outro ponto debatido pela entidade, foi a questão do exame periódico, o qual diversos trabalhadores estão se recusando a fazê-lo devido ao medo de contágio nas clínicas credenciadas. A Fenaban se comprometeu a reforçar a segurança dos locais de exame e alertou que a telemedicina está sendo pouco utilizada pelos trabalhadores, ressaltando a importância do uso da modalidade e destacando que bancários com suspeita de coronavírus não devem comparecer ao trabalho.
Sobre a redução do horário de atendimento nas agências, a Fenaban afirmou que irá estudar a situação para que não haja piora na sobrecarga de trabalho dos funcionários e no fluxo de pessoas nas agências, evitando maiores aglomerações.
Em consenso com o Sindicato, a Federação também anseia pela vacinação prioritária da categoria, na fase 1 do Plano Estadual de Imunização contra o coronavírus. Segundo a Fenaban, já ocorreram reuniões com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre o tema.
Após essa reunião, o Sindicato espera que os bancos tenham mais responsabilidade com os seus trabalhadores e clientes, e não contribuam para o aumento do número de mortos e infectados por Covid-19.
No canal do Sindicato no Youtube (youtube.com/sindicatobancariosbauru), Alexandre Morales, diretor da entidade e bancário da Caixa, traz detalhes sobre a reunião. Confira: https://youtu.be/HckYEckmzuc