Nessa quarta-feira (24), o Santander emitiu um comunicado interno sobre as ações que vai implementar nos próximos dias para frear a disseminação do coronavírus.
Em primeiro lugar, vai reduzir ainda mais as equipes nos edifícios centrais. Diz o comunicado: “Cada vice-presidente irá indicar quais equipes irão trabalhar de forma presencial ou remotamente ou aquelas que estarão em feriado nas cidades que anteciparam. Esses dias serão compensados com o banco de horas existente em cada vice-presidência em até 6 meses. Cada colaborador deve gerenciar seu banco de horas juntamente com seu gestor.”
Ainda, o banco informa que vai fechar “um número importante de lojas em todas as regiões e cidades (…) nas próximas duas semanas”, e que “o atendimento ao público será reduzido até as 14h todos os dias”.
Segundo o comunicado, o banco vai orientar os clientes enviando comunicação específica para que privilegiem o uso dos canais digitais. A equipe de varejo informará quais lojas estarão temporariamente fechadas, e as equipes dessas lojas poderão ser direcionadas para ajudar no atendimento aos clientes de forma remota.
Rodízio
Ao Sindicato dos Bancários de Bauru e Região (ligado à FNOB), o Santander disse que iniciará um novo rodízio a partir de segunda-feira (29). A ideia é que haja uma única agência fixa em Bauru, a da avenida Duque de Caxias.
O Sindicato se preocupa porque o Santander é o único banco que não assinou acordo de home office. Como vai funcionar o rodízio? Haverá ajuda de custo? E a questão das horas negativas? O Santander ainda não marcou uma reunião com a entidade para apresentar formalmente o seu plano.
Antecipação do 13º e Pape 24 horas
Para amenizar os efeitos da pandemia sobre as finanças e a saúde dos trabalhadores, o Santander também comunicou que vai pagar 100% do 13º salário no dia 30 de abril. Além disso, reforçou que o Programa de Apoio Pessoal Especializado (Pape) está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
De acordo com o próprio banco, 12,6 mil pessoas, entre funcionários e dependentes, foram atendidas pelo Pape em 2018. O programa dispõe de profissionais e especialistas em psicologia, serviço social, pedagogia, nutrição, fisioterapia, personal training, orientação financeira e jurídica.