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Santander cobra instalação de aplicativos que geram mais transtornos aos funcionários

03/12/2020

Bancos: Santander

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Uma notícia do Sindicato dos Bancários de São Paulo conta que o Santander está forçando os empregados a instalar em seus telefones os aplicativos WhatsApp Business e Skore, por meio dos quais recebem, além de cobranças dos gestores, mensagens de clientes fora do horário de trabalho.

Além de forçar a instalação dos aplicativos, o Santander está forçando os empregados a salvar em suas listas de contatos os números dos clientes. E, apesar de exigir a utilização dessas ferramentas, o banco não fornece, não custeia o plano de dados.

Para o Santander, é como se seus empregados já não vivessem sobrecarregados com as tarefas cotidianas (decorrente da falta de funcionários) e as cobranças pessoais de gestores… A utilização de aplicativos para comunicação direta e irrestrita com clientes é mais uma contribuição para o adoecimento dos trabalhadores.

O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ligado à FNOB, lembra que a convenção coletiva da categoria proíbe as cobranças por mensagens no telefone particular dos trabalhadores, ainda mais fora do expediente.

Foi justamente por causa do excesso de cobranças que o Sindicato acionou a Justiça contra o Santander, pleiteando que o banco respeitasse a cláusula 39 da CCT. A entidade, inclusive, já obteve uma liminar proibindo o banco de seguir com a prática.

Para o Sindicato, o que o Santander começa a fazer agora é uma manobra para continuar as cobranças e, assim, burlar a convenção coletiva. Se o problema estiver ocorrendo também na região de Bauru, denuncie!

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