Em mais uma medida unilateral, o Santander anunciou que os gerentes de contas empresarias (PJ) irão deixar de registrar o ponto eletrônico. O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região – entidade ligada à FNOB – apurou que a medida será implementada a partir desta segunda-feira, dia 2 de dezembro.
De acordo com o banco, a extinção da marcação do ponto dará maior flexibilidade para que os gerentes PJ administre sua rotina e horários de trabalho para atender as demandas dos clientes.
Mais sobrecarga
A entidade não concorda com essa alegação e já enviou um e-mail à Relações Sindicais do Santander, solicitando uma reunião sobre o fato: “Para nós e também para os empregados bancários, essa situação é muito preocupante, isso porque atualmente, ainda com o registro de ponto, tais empregados são constantemente demandados fora de sua jornada contratual de trabalho. Com essa nova medida, acreditamos que a situação irá se agravar”, defendeu o Sindicato.
Além dessa sobrecarga, a medida pode trazer perdas financeiras, já que as horas extras não serão computadas e muito menos pagas.
O Sindicato estipulou prazo de 5 dias úteis para que o Santander responda a demanda. Caso a negociação não ocorra, a entidade tomará medidas judiciais para impedir esse novo ataque.