Com vacinas escassas e sem estimativas de uma imunização ampla no país, o Sindicato dos Bancários do Maranhão (ligado à FNOB) tem se mobilizado para incluir os bancários como prioridade no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra Covid-19.
Para falar sobre o assunto, o secretário-geral do SEEB-MA e funcionário do Banco do Brasil, Dielson Rodrigues, participou do Radiojornal Tambor, desta quinta-feira, 15, e esclareceu pontos importantes.
O sindicalista pontuou que a categoria já vinha atuando para a inclusão dos trabalhadores no PNI, pois os bancos são considerados atividades essenciais e aglomeram muitas pessoas que procuram seus serviços.
Ele destacou a Caixa Econômica Federal que desde 2020 é o único meio da população brasileira ter acesso ao auxílio emergencial do governo Federal. Há um número reduzido de servidores que precisam atender milhares de pessoas diariamente e isto não possibilita um distanciamento essencial efetivo.
Por conta destes fatores, de acordo com Dielson Rodrigues, a classe vem discutindo a nível nacional, estadual e municipal a prioridade dos bancários na vacinação.
Depois do Supremo Tribunal Federal dar autonomia para estados e municípios sobre atuação e vacinação contra a Covid, a classe tem atuado fortemente para garantir a imunização.
O secretário-geral também ressalta que a categoria tem conversado com parlamentares sobre o tema, mas também evidencia que a mobilização é por todos os trabalhadores. “Nosso desejo é que todos sejam vacinados! Assim como a atividade bancária é prioritária, pedimos prioridade na vacinação da categoria”, disse o sindicalista.