O prazo imposto pela Caixa para a compensação dos dias de greve terminou no dia 7, no Maranhão. Contudo, o Sindicato dos Bancários do Maranhão, entidade ligada à FNOB, reafirma que já ajuizou ação na Justiça pleiteando o abono desses dias, bem como a devolução de qualquer valor que vier a ser descontado dos contracheques, se a liminar não for apreciada em tempo hábil.
De forma sucessiva, caso o juízo não conceda o abono, o jurídico do SEEB-MA requereu que a Caixa seja obrigada a cumprir a cláusula do acordo coletivo que estabelece o prazo até fevereiro de 2025 para a compensação dos dias de greve, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00 a ser revertida para cada trabalhador prejudicado pelo banco.
“Além disso, o Sindicato tem procurado a Caixa administrativamente na tentativa de expandir o prazo para compensar os dias de paralisação” – afirmou o coordenador Francisco Sousa.
O assessor jurídico do SEEB-MA, Diego Maranhão, informou ainda que o processo já está concluso para decisão e se mostrou confiante quanto aos pedidos do Sindicato, tendo em vista que estão embasados na Lei de Greve e na própria Convenção Coletiva de Trabalho da categoria. A luta continua!