O SEEB-MA, o SEEB-RN (entidades ligadas à FNOB) e a Comissão dos Aprovados no Concurso da Caixa participaram no dia 9 de dezembro, de uma audiência pública na Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, em Brasília.
O objetivo foi solicitar apoio para corrigir o edital do concurso e ampliar o cadastro de reserva (CR), visando nomear mais aprovados, reduzir o déficit de funcionários nas agências e melhorar o atendimento à população.
Francisco Sousa, coordenador do SEEB-MA, destacou que as 4.050 vagas do concurso são insuficientes para atender à demanda, especialmente no Maranhão.
“Das vagas, apenas 171 foram destinadas ao Estado. Isso é ineficaz. Em Santa Luzia do Paruá (MA), por exemplo, oito bancários (as) atendem clientes de 14 municípios, resultando em filas que começam de madrugada. Como a agência é pequena, parte dos clientes fica aguardando debaixo de tendas postas desde a pandemia. É inadmissível”, afirmou.
O dirigente do SEEB-MA criticou ainda a resistência da Caixa em ampliar o CR, ressaltando que o banco, com lucro superior a R$ 9 bilhões nos últimos nove meses, deve priorizar sua função social. Ele pediu que a Caixa reveja sua política de cortes, amplie o CR e nomeie mais concursados.
Além de Francisco (SEEB-MA), participaram Matheus Crespo (SEEB-RN), Alberto Loiola (Comissão de Aprovados), parlamentares e representantes da Caixa, do Dieese, de entidades associativas e sindicais. A luta continua!
Carta da Comissão de Aprovados ao Presidente da Caixa
Carta da Comissão de Aprovados a parlamentares, ao MPF, ao MPT e à Caixa