O SEEB-MA (ligado à FNOB) lamenta profundamente o falecimento de Manoel da Conceição, histórico líder sindical e camponês que dedicou a vida à luta pela terra, pela reforma agrária, pela classe trabalhadora e pela democracia no Brasil.
Mané, como era carinhosamente conhecido, morreu, nesta quarta-feira (18/08), aos 85 anos, em Imperatriz. Maranhense, Manoel era considerado um dos maiores defensores dos camponeses do país.
Além de fundar o primeiro Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Maranhão, Mané foi, também, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural (CENTRU).
Na Ditadura Militar, foi baleado, preso, torturado e até perdeu uma perna por resistir e se manter firme na luta pela democracia, pelo direito à terra e pela organização dos trabalhadores.
Refugiado na Suíça, Mané realizou diversas palestras em defesa dos direitos humanos até poder voltar ao país, onde ajudou a organizar cooperativas, sindicatos e outras entidades.
Apesar da saúde debilitada, militava, atualmente, na Central de Cooperativas Agro-extrativistas do Maranhão e na Rede de Frutos do Cerrado. Sem dúvidas, um exemplo para toda a classe trabalhadora.
Aos amigos e familiares de Manoel da Conceição, o reconhecimento dos diretores e funcionários do SEEB-MA. Mané, sempre presente!