O SEEB-MA promoveu uma LIVE no dia 16, no Facebook (fb.com/bancariosmaranhao) e no Youtube (youtube.com/bancariosma) sobre o novo Programa de Demissão Voluntária (PDV) lançado pela Caixa Econômica Federal.
Na oportunidade, o presidente do Sindicato, Eloy Natan, o diretor Enock Bezerra e o assessor jurídico Diego Maranhão fizeram esclarecimentos e tiraram dúvidas dos bancários sobre o PDV, cujo prazo de adesão vai até o dia 20 de novembro. Assista na íntegra!
Sobre o novo PDV da Caixa
Como parte do plano de desmonte das estatais promovido pelo Governo Bolsonaro, a Caixa lançou mais um Programa de Demissão Voluntária (PDV). O banco, porém, não realizará concurso para a contratação de novos bancários nem convocará os aprovados no último certame.
O prazo de adesão ao PDV vai até o dia 20 de novembro. Poderá aderir ao programa, o bancário aposentado pelo INSS antes de 13/11/2019 ou que esteja apto a se aposentar até 31/12/2020. Além disso, o interessado deverá ter mais de 15 anos no banco ou receber adicional de incorporação.
Como forma de incentivar a adesão, a CEF pagará 9,5 remunerações base (com limite de R$ 450 mil) e manterá o Saúde Caixa para os trabalhadores. O desligamento dos funcionários ocorrerá entre 23/11 e 31/12/2020.
Para o SEEB-MA, essa é mais uma etapa do processo de privatização da Caixa, na medida em que o banco não promove novas contratações.
“Depois de colocar à venda setores estratégicos da CEF, o Governo lança esse PDV para enxugar o quadro de funcionários, aumentando, assim, a sobrecarga de trabalho e piorando o atendimento ao público. A Caixa precisa de novas contratações para repor as vagas geradas pelo PDV” – afirmou o diretor Enock Bezerra.