Frente Nacional
de Oposição Bancária

Notícias

SEEBBAURU ajuíza ação coletiva contra a alteração do RH 229 da CEF, que trata da rescisão decorrente de aposentadoria

12/11/2020

Bancos: Caixa Econômica Federal

Compartilhe:

No dia 5, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ligado à FNOB, ajuizou uma ação coletiva contra a alteração do RH 229 da CEF, que trata da rescisão decorrente de aposentadoria. No dia 26, a Caixa Econômica Federal informou que, a partir daquele dia, “adota medidas de cumprimento da Emenda Constitucional nº 103”. Ou seja, o banco começou a aplicar as mudanças trazidas pela reforma
da Previdência no que se refere ao desligamento compulsório de quem se aposenta.

Baseado no art. 7º, I da CF e art. 10 do ADCT, o Sindicato argumenta que o que prevalece, é que o direito à aposentadoria e o direito ao contrato de trabalho são autônomos entre si. Na ação, a entidade também ressalta que já existem decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) pela inconstitucionalidade de tal previsão.

Em julho, o Sindicato ajuizou uma ação civil pública semelhante contra o Banco do Brasil e destacou que o STF reconheceu o direito à aposentadoria como parte da ordem social, como direito fundamental dos trabalhadores, e que, assim sendo, não há a possibilidade do exercício regular de um direito ser fator que determine a extinção de vínculo empregatício.

A entidade espera que a ação seja vitoriosa e que a Caixa Econômica Federal seja barrada desse ataque aos trabalhadores aposentados.

Notícias Relacionadas

SEEB-MA e SEEB-RN cobram aumento do CR do concurso da Caixa

Caixa Econômica Federal 18/12/2024

SEEBBAURU vence em segunda instância ação de 7ª e 8ª horas de gerentes de canais e negócios da CEF

Caixa Econômica Federal 03/12/2024

Vitória na base do SEEB-MA! Justiça condena Caixa a pagar horas extras

Caixa Econômica Federal 27/11/2024