Em 29 de janeiro, funcionários do Banco do Brasil em todo o país cruzaram os braços em protesto contra a reestruturação da instituição. Na base do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ligado à FNOB, houve paralisações em Agudos, Arealva, Avaí, Fartura, Iacanga, Piraju e Bauru, onde também ocorreu um ato em frente à Superintendência Regional, na rua Primeiro de Agosto (foto).
Acontece que os funcionários que participaram dos protestos tiveram o dia descontado de seu salário. Como se não bastasse isso, o BB também efetuou o desconto no vale-refeição. Absurdo!
Diante dessa medida arbitrária do banco, o Sindicato está finalizando uma ação que vai ser ajuizada nos próximos dias. A entidade vai pedir à Justiça que determine a devolução dos valores subtraídos.
A Constituição garante aos trabalhadores o direito de greve. A paralisação foi aprovada em assembleia realizada três dias antes e anunciada ao público por meio de edital. Ou seja: tudo foi feito conforme manda a legislação. Não há motivo para o banco punir os funcionários!