Num período de menos de um mês — de meados de abril até 10 de maio — o Bradesco demitiu cinco trabalhadores da base do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região (ligado à FNOB). Nessa segunda-feira (17), o primeiro dos demitidos foi reintegrado: Mario Palharim, da agência Centro (0013), em Bauru.
Primeiramente, o Sindicato recusou-se a homologar a rescisão do contrato de trabalho desse bancário (que foi demitido por telefone) porque o exame demissional não informava se ele estava “apto” para a dispensa.
Em seguida, a entidade contatou o Bradesco ressaltando o histórico de adoecimento do empregado ao longo de seus 30 anos de carreira. Palharim, inclusive, já havia sido reintegrado pelo Sindicato alguns anos atrás.
Outros demitidos
O Sindicato também está dando apoio jurídico aos outros quatro dispensados pelo Bradesco nos primeiros dias deste mês — um de Duartina, um de Santa Cruz do Rio Pardo, uma da agência Nações Unidas, em Bauru, e um de Agudos.
Por enquanto, dois desse grupo decidiram lutar na Justiça por sua reintegração, e um quer ajuizar ação apenas para reparar irregularidades como desvios de função, por exemplo.