O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ligado à FNOB, se reunirá virtualmente hoje, às 17 horas, com o Banco do Brasil, para tratar sobre a renovação do acordo emergencial que garante direitos aos trabalhadores da instituição durante a pandemia de coronavírus.
A entidade recebeu denúncias de funcionários que estavam em home office por serem do grupo de risco da Covid-19 e agora, após a reestruturação no banco ser iniciada e a grande adesão de trabalhadores ao Programa de Adequação de Quadro (PAQ) e ao Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), estão sendo convocados a retornarem ao trabalho presencial para exercerem a função de caixa.
Para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, o Banco do Brasil está se aproveitando da ausência do acordo emergencial – ainda não assinado – para convocar esses funcionários que deveriam permanecer em isolamento, diante do risco em contraírem a Covid-19.
É inaceitável a contradição e irresponsabilidade do BB, que ao mesmo tempo que deseja acabar com a função e a atividade de caixa, explora ainda mais os funcionários para que atuem nessa função.
O Sindicato não aceitará que o banco coloque em risco a vida dos trabalhadores de grupos que têm maior chance de desenvolver as formas mais graves da Covid-19.