Antes de levar à Justiça a discussão sobre a reestruturação da Caixa Econômica Federal, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ligado à FNOB, está solicitando uma reunião para que o banco explique em detalhes o que pretende fazer e de que forma as mudanças vão afetar os empregados da base territorial da entidade.
A solicitação foi feita por meio de um requerimento enviado ontem (9) à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e também à Diretoria de Recursos Humanos da Caixa e a representantes do movimento sindical majoritário.
Na região de Bauru, a reestruturação da Caixa vai envolver a movimentação de empregados e o fechamento de unidades, devendo afetar a vida de cerca de 250 trabalhadores (entre empregados do banco e terceirizados) das gerências de Tecnologia (Gitec), Logística (Gilog) e Habitação (Gihab) e do prédio que abriga o setor jurídico da Caixa.
A principal preocupação da entidade é com transferências compulsórias e com redução de salários decorrente de descomissionamentos e avaliações subjetivas.
O pedido de reunião do Sindicato atende a uma determinação da convenção coletiva dos bancários (Cláusula 67) segundo a qual “eventual judicialização das matérias atinentes às relações de trabalho deverá ser precedida, obrigatoriamente, de negociação coletiva”.