Nesta quinta-feira (1), o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região (ligado à FNOB) solicitou novamente ao governo de São Paulo a inclusão da categoria bancária na lista de prioritários do Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19.
O Sindicato já havia reivindicado a inclusão da categoria em dezembro do ano passado. Na época, a assessoria do governador João Doria respondeu que o pedido seria enviado ao coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, “para análise e providências cabíveis”.
Na solicitação de hoje, o Sindicato destacou que diante do anúncio do governo de São Paulo, realizado no dia 25, de que policiais e professores do estado serão imunizados a partir da semana que vem, o pedido precisava ser reiterado, afinal, os bancários estão desde o início da pandemia, exercendo a chamada atividade essencial e sendo expostos diariamente ao alto risco de contágio por coronavírus nas agências de todo o país..
Além disso, a entidade ressaltou que, infelizmente, os números de trabalhadores da categoria que foram infectados e também os que perderam a vida por conta da Covid-19 está em crescente, sem perspectiva atual de melhora, pois as agências bancárias continuam abertas, atendendo milhares de brasileiros e registrando grandes aglomerações. O Sindicato também explicou que essa situação irá se agravar ainda mais a partir da próxima terça-feira, dia 6, quando os pagamentos do auxílio emergencial serão retomados, fazendo com que as agências da Caixa Econômica Federal fiquem ainda mais lotadas.
O Sindicato aguarda uma resposta positiva e rápida do governo de São Paulo, para que os bancários recebam prioritariamente a imunização e, consequentemente, a disseminação do coronavírus entre os trabalhadores, clientes e usuários dos bancos, seja freada.