Frente Nacional
de Oposição Bancária

Notícias

SEM ANISTIA! Dois anos dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

09/01/2025

Crédito: Latuff

Compartilhe:

Dois anos do 8 de janeiro de 2023. O Brasil relembra nesta semana os atos de violência e desrespeito à democracia, quando bolsonaristas extremistas invadiram as sedes dos Três Poderes em Brasília, contra o resultado legítimo das eleições de 2022, numa tentativa frustrada de golpe.

As cenas de destruição no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal marcaram um ataque direto às instituições democráticas e aos princípios constitucionais que regem o país.

A FNOB reforça a importância de lembrar deste episódio como um alerta permanente para a defesa intransigente da democracia. Além disso, destaca que não pode haver espaço para anistia aos responsáveis por esse ataque. A Justiça brasileira deve garantir que tentativas de golpe como essa jamais se repitam. Os responsáveis devem pagar pelos crimes cometidos, sobretudo Bolsonaro, líder da organização criminosa que planejou o golpe de Estado com o objetivo de mantê-lo no poder.

O STF  já condenou 375 réus pelos ataques golpistas, que resultaram na denúncia de 1682 envolvidos. Ao todo, segundo a PGR (Procuradoria-Geral da República), mais de 900 pessoas foram responsabilizadas, incluindo aqueles que firmaram acordo com a Justiça.

A maior parte foi condenada pelos crimes de: associação criminosa armada; abolição violenta do Estado democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Ainda segundo o Supremo, ao todo, 155 réus estão presos, sendo, 78 provisoriamente, 70 definitivamente, e 7 em prisão em domiciliar.

SEM ANISTIA PARA GOLPISTAS!

Notícias Relacionadas

Gestão por estresse: Itaú é condenado a pagar indenização de R$ 200 mil por danos morais à bancária

Itaú 06/02/2025

Vitória é do SEEBAURU, entidade ligada à FNOB

Agências da Caixa têm problemas estruturais crônicos em Bauru e região

Caixa Econômica Federal 06/02/2025

SEEBBAURU, SEEB-MA E SEEB-RN, entidades ligadas à FNOB, protestam contra descaso da CEF

Itaú, BB, Caixa, Bradesco e Santander fecharam 1.774 pontos de atendimento em 2024

06/02/2025

Bradesco foi a instituição que encerrou mais unidades, com 1.358