O Itaú criou recentemente a campanha “Vamo pro jogo” para incentivar a venda de produtos. Ela compõe o programa de remuneração variável “Gera”. Como os funcionários estão tendo dificuldades para atingir as metas de 1000 e 1100 pontos do Gera, a “Vamo pro jogo” premia aqueles que atingem os 900 pontos.
Representantes do movimento sindical questionam a campanha, que foi implementada sem comunicação ou negociação prévia.
A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, ligada à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), informa que o Gera é resultado de sua negociação com o banco, e que o objetivo do programa é dar mais transparência aos pagamentos da remuneração variável.
No entanto, a COE também afirma que o Itaú está mudando as regras a todo momento e sem negociações, o que está causando adoecimento nos trabalhadores, pela excessiva cobrança de resultados. Sendo assim, a comissão está pleiteando uma reunião sobre para tratar da nova campanha.
O Itaú conquista lucros bilionários a todo trimestre e, para o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região (ligado à FNOB), os resultados sempre muito positivos não justificam toda essa constante pressão sobre os trabalhadores, como se o banco estivesse desesperado para sair de um buraco. Longe disso.