Frente Nacional
de Oposição Bancária

Notícias

Sindicatos da FNOB rejeitam propostas da Fenaban, BB e Caixa. MA e RN estão dispostos a iniciar greve na segunda (9)

Em assembleia no dia 5 de setembro, SEEB-Bauru recusou propostas da Fenaban, BB e CEF. Foto: SEEB-Bauru/Reprodução

Compartilhe:

Bancários do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ligados à Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB), também recusaram as propostas apresentadas pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF), durante assembleia realizada nesta quinta-feira, 5 de setembro.

Os bancários dos sindicatos do Maranhão (SEEB-MA) e Rio Grande do Norte (SEEB-RN) já tinham recusado, por ampla maioria, as propostas rebaixadas e indecentes da Fenaban e bancos públicos durante assembleias na quarta-feira, 4 de setembro.

Em Bauru, a votação contou com a participação de 80 bancários. Destes, 79 votaram contra as propostas apresentadas pelos banqueiros e apenas um votou a favor. Não houve abstenção.

Com esse resultado, o Sindicato se une a outras diversas entidades que também disseram “não” ao reajuste rebaixado e aos acordos repletos de ataques aos direitos dos empregados dos bancos públicos.

Nível nacional

Já em nível nacional, a Contraf-CUT divulgou que a proposta da Fenaban foi aprovada pela maioria das bases, enquanto a votação sobre o acordo do BB ainda está sob apuração e a da CEF foi recusada.

As minutas dos acordos coletivos do BB e da Caixa foram disponibilizadas aos empregados dos bancos públicos apenas na tarde de quinta-feira, 5 de setembro. Ambos os acordos dos bancos públicos possuem cláusulas que implicam em perdas de direitos aos bancários. Leia aqui a minuta do BB e aqui, a da Caixa.

Desrespeito

A categoria demonstrou sua insatisfação com o reajuste salarial proposto de apenas 4,64% para 2024, que representa somente 0,7% acima da inflação e com o reajuste de 15% nos pisos salariais, que não cobre as perdas inflacionárias nem recupera o poder de compra dos bancários e bancárias. Para 2025, a proposta de 0,6% acima da inflação também foi considerada completamente inaceitável!

A oposição bancária continua conclamando os bancários e bancárias do País a recusarem esses acordos vergonhosos oferecidos pelos banqueiros e pelo governo federal, que lamentavelmente contam com o apoio do movimento sindical majoritário.

Novas assembleias

Nesta sexta-feira, 6 de setembro, o SEEB-MA realizará uma nova assembleia híbrida, a partir das 18h, na expectativa de construir uma greve geral nacional com o apoio do restante da categoria no Brasil.

Também haverá assembleia no SEEB-RN nesta sexta-feira, 6 de setembro, a partir das 18h30, onde será discutido o cenário das consultas online, assembleias presenciais e da mobilização nacional.

O SEEB-Bauru terá mais uma assembleia na segunda-feira, 9 de setembro, às 18h30.

Vamos à luta!

Notícias Relacionadas

Bancários do MA e RN rejeitam propostas rebaixadas da Fenaban e bancos públicos

Campanha Salarial 2024 05/09/2024

Fenaban propõe reajuste salarial de 4,64%, o que representa 0,6% de aumento. NÃO!

Campanha Salarial 2024 03/09/2024

Data-base se aproxima e somente greve nacional garantirá direitos dos bancários

Campanha Salarial 2024 27/08/2024