No dia 16, em meio à votação do orçamento estadual de 2021 e em plena Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP), a deputada estadual, Isa Penna (PSOL) foi assediada sexualmente pelo deputado estadual Fernando Cury (Cidadania).
No momento do assédio, a deputada estava diante do presidente da Alesp, de costas para os demais colegas, quando Fernando Cury se aproximou por trás e a abraçou, passando uma das mãos na lateral de seu seio direito. O abuso foi gravado por câmeras da Alesp e repercutiu em todo o Brasil.
No mesmo segundo, Isa Penna afastou as mãos de Cury que novamente insistiu em tocá-la. De acordo com a deputada, Fernando estava alcoolizado e pouco tempo antes do ocorrido, durante a discussão do orçamento, alguns deputados faziam uma confraternização na sala atrás do plenário.
Em entrevista ao site UOL, a deputada relatou que esse não é o primeiro assédio sofrido na Alesp. “Para você ter uma ideia, na Câmara Municipal tiraram foto da minha bunda e ficaram circulando em grupo de homens. Já perguntaram o meu preço”, disse ela na entrevista.
Após a repercussão do caso, Fernando Cury foi afastado do partido Cidadania e Isa registrou um boletim de ocorrência e também entrou com uma representação no Conselho de Ética.
O Sindicato dos Bancários de Bauru e Região, ligado à FNOB, se solidariza com a deputada Isa Penna e repudia o abuso sexual cometido por Fernando Cury. É inaceitável que um homem abuse sexualmente de uma mulher, ainda mais no plenário da maior assembleia legislativa do país. Por isso, o deputado assediador tem que ser criminalmente punido e, no mínimo, ter seu mandato cassado!
Além disso, é vergonhosa a atitude de parlamentares que prestaram apoio ao deputado e minimizaram o caso. Não há como normalizar atitudes machistas e assédio! Basta! Justiça à Isa Penna!