O Banco do Brasil (BB) se comprometeu a não implementar nenhuma mudança em relação ao pagamento de gratificação aos caixas sem antes discutir o assunto em mesa de negociação da Campanha Salarial da categoria.
A próxima reunião do movimento sindical com o BB será realizada nesta sexta-feira, 12 de julho. Serão discutidas as cláusulas sociais/igualdade de oportunidades do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).
Calendário de negociações de julho:
- 12/07 – Cláusulas sociais/ Igualdade de oportunidades (tarde)
- 16/07 – Emprego (manhã)
- 19/07 – Saúde e condições de trabalho (tarde)
- 23/07 – Cláusulas econômicas (manhã)
- 30/07 – Cláusulas econômicas (tarde)
Revisão do Performa
A revisão do Performa foi pautada durante a última negociação com o banco, realizada no dia 3 de julho. O movimento sindical destacou que o programa, criado em 2020 no governo Bolsonaro, causou estagnação na carreira dos empregados, reduziu salários e direitos, impôs uma remuneração variável sem negociação com os representantes dos trabalhadores, além de institucionalizar a gestão pelo medo.
Até o momento, o BB se mostrou aberto apenas à revisão do Plano de Cargos e Salários (PCS).
Impactos da terceirização
O movimento sindical também apresentou os impactos negativos da terceirização, como o fechamento de postos de trabalho e de unidades, além da precarização do trabalho e do atendimento aos clientes.
Desde 2018, com respaldo da reforma trabalhista (Lei 13.467, de 2017), o banco passou a terceirizar o atendimento ao público, abrindo “lojas”, onde funcionários terceirizados fazem serviços de bancários, mas sem receber os direitos previstos no ACT da categoria.
Agentes comerciais e de tecnologia
Sobre o concurso que classificou 2.149 candidatos para agentes comerciais e mais 2.150 para agentes de tecnologia, o BB afirmou que todos os agentes comerciais já foram convocados, mas ainda restam pessoas a serem chamadas para as vagas de tecnologia.
A Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) segue acompanhando atentamente as negociações com o banco.
Leia na íntegra:
- Pauta da Fenaban
- Pauta do Banco do Brasil (BB)
- Pauta da Caixa Econômica Federal (CEF)
- Pauta do Banco do Nordeste (BNB)
- Pauta do Banco da Amazônia (Basa)
Ascom/FNOB