Frente Nacional
de Oposição Bancária

Notícias

VISTA PRETO: oposição protesta contra inércia da Contraf-CUT

06/08/2024

Bancos: Campanha Salarial 2024

Bancários do Maranhão pediram a convocação de mais funcionários da Caixa. Foto: SEEB-MA

Compartilhe:

Bancários e bancárias da oposição de todo o País vestiram-se de roupas pretas nesta terça-feira, 6 de agosto, em protesto à inércia da Contraf-CUT nesta Campanha Salarial de 2024. A menos de um mês da data-base da categoria, marcada para 1 de setembro, pouco – ou nada! – foi decidido quanto às reivindicações dos trabalhadores.

O manifesto também buscou mostrar aos patrões que os bancários estão unidos pelo fim política de metas abusivas estabelecida pelas instituições financeiras. Este é, inclusive, um dos temas debatidos na campanha salarial, onde o movimento sindical pede em cláusula o estabelecimento de índices dentro da realidade de cada agência (de acordo com local e perfil de agenciados).

A política de metas abusivas é uma das principais causas do adoecimento da categoria, pois resulta em pressão do funcionário, a preocupação 24 horas com o trabalho, sobrecarga e a jornada estendida diariamente.

Os bancários do Sindicato dos Bancários de Bauru e Região (SEEB-Bauru) aproveitaram o movimento para denunciar o fechamento da única agência do Santander em Taguaí (SP), prevista para o próximo dia 9 de agosto. Os funcionários e clientes serão realocados para unidade de Taquarituba (SP), a 20 quilômetros de distância.

Concomitantemente, trabalhadores do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA) focaram em pedir a convocação de mais funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) no Estado, que sofre com quadro de pessoal escasso.

Já a ação do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte (SEEB-RN) objetivou, também, a confecção de camisetas para distribuir entre os bancários a fim de movimentar a Campanha Salarial.

A Frente Nacional de Oposição Bancária (FNOB) não participa diretamente das mesas de negociações da Campanha Salarial de 2024, mas acompanha os debates entre o movimento sindical e os representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Banco do Brasil (BB), CEF, Banco do Nordeste (BNB) e Banco da Amazônia (Basa).

Leia na íntegra todas as pautas elaboradas pela FNOB:

Por nenhum direito a menos! A luta continua!

Notícias Relacionadas

Sindicatos da FNOB rejeitam propostas da Fenaban, BB e Caixa. MA e RN estão dispostos a iniciar greve na segunda (9)

Banco do Brasil 06/09/2024

Bancários do MA e RN rejeitam propostas rebaixadas da Fenaban e bancos públicos

Campanha Salarial 2024 05/09/2024

Fenaban propõe reajuste salarial de 4,64%, o que representa 0,6% de aumento. NÃO!

Campanha Salarial 2024 03/09/2024